6º ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS

Depois do encontro


Decorreu sobre rodas o 6º Encontro Nacional de Motociclistas dos serviços Prisionais organizado pela Associação Cultural Recreativa Desportiva dos funcionários do Estabelecimento Prisional da Guarda nos dias 21 e 22 de Junho. Tinha sido alterada a calendarização do programa (inicialmente prevista para o fim-de-semana de 31 de Maio e 1 de Junho), derivado às más condições climatéricas que se fizeram sentir em Maio. Provavelmente terá sido este o factor crucial ( alteração da data ) que reduziu a afluência de motociclistas para o evento, acabando por não corresponder às expectativas traçadas pela equipe de trabalho da Associação que já vinha, há já longos meses, a organizar a concentração e a estadia dos participantes motorizados.
Contudo, foi uma manhã soalheira de um dia promissor que acolheu os motards que se concentraram à entrada do Estabelecimento Prisional. Check-in efectuado e tirada a foto de grupo, os Cavaleiros Motorizados iniciaram o trajecto atravessando a cidade mais alta do país ( com paragem obrigatória na Praça Velha, frente à Sé sob o olhar atento de D. Sancho I) até à Praia Fluvial de Aldeia Viçosa ( local escolhido para o almoço e convívio), autêntico oásis num dos recantos encantados do Vale do Mondego. Depois de uma longa sessão de curvas inseridas numa paisagem montanhosa, passando por Vale de Estrela e Fernão Joanes, uma paragem estratégica junto à Barragem do Caldeirão permitiu aos participantes repor energias, proporcionando-lhes em simultâneo um panorama ímpar de rara beleza.
Já em Aldeia Viçosa, mais propriamente no parque da Praia Fluvial, área refrescada pela imensa sombra proporcionada pelas numerosas árvores das margens de um ainda tímido mas aprazível Rio Mondego: descanso dos Cavaleiros do Asfalto. Estava na hora do almoço: enchidos da Região, acepipes inigualáveis constituíram um convite para a excelente caldeirada de peixe…Pela tarde dentro até ao anoitecer, o convívio contou ainda com passeios de canoa, jogos de cartas, jogo da malha e para os entusiastas do Desporto Rei, alguns pontapés na bola. O ambiente era de descontracção, diversão, descanso e de meditação. À noite, o jantar servido no mesmo local contava com Leitão Assado.
Muitos foram aqueles que, não sendo motards, se juntaram ao grupo para aproveitar uma oportunidade diferente de convívio que se prolongou pela noite dentro.
Convém realçar, neste espaço, a excelente organização e o empenho dos membros da Direcção da Associação e de alguns amigos que souberam articular esforços e trabalho no sentido de garantir um fim-de-semana agradabilíssimo.
No dia seguinte, os convivas concentraram-se novamente na Praia Fluvial para tomarem o pequeno almoço, rodeados pela natureza com a música ambiente generosa do rio Mondego que já se estava a despedir do grupo.
A marcha dos motards prosseguiu até Celorico da Beira para visitar o centro histórico. Um antigo Lagar de Azeite ( lagar Municipal de Celorico da Beira) restaurado e transformado num restaurante original, era o cenário escolhido, onde foi servido o almoço. Este último momento simbolizou o encerramento de um fim-de-semana que uma vez mais valorizou e reforçou relações humanas num ambiente natural imperdível, cada vez mais procurado pelos amigos da natureza e do bem-estar.
Agora trata-se de um período de reflexão sobre o balanço da actividade, na esperança de voltar a concretizar outro encontro de motociclistas que já conta com 6 edições consecutivas.
A Direcção da Associação não quer deixar de agradecer a todos quantos ajudaram a preparar e a concretizar este evento, enaltecendo ainda o voluntariado de muitos que, incondicionalmente, se empenharam na preparação e concretização deste 6º Encontro de Motociclistas dos Serviços Prisionais assim como os patrocinadores do programa.
Aqui ficam as fotos para recordar.



Depois do 6º Encontro, como proposta para os associados e amantes das motas propomos a todos que seja constituido o "Clube de Motards dos Serviços Prisionais", Se estiverem interessados, esta associação está aberta a propostas e disposta a trabalhar para a sua constituição.
Se quiserem simplesmente continuar com o nosso "Encontro Nacional de Motociclistas dos Serviços Prisionais" esta associação continuará no ano de 2009 a trabalhar para a sua realização.
Por favor dê-nos a sua opinião.